Com mais de 407 km² e 103 mil habitantes, Ubá é o centro econômico de toda a região. No passado, foi um grande produtor e distribuidor de fumo, hoje concentra médias e grandes indústrias, principalmente de móveis, sendo considerado o principal polo moveleiro do estado e um dos principais do país. Possui um comércio abundante e variado, além de apresentar um forte crescimento na prestação de serviços.
A cidade também é um centro cultural e educacional regional, devido à presença de várias instituições culturais e de ensino e é reconhecido nacionalmente pela espécie de manga que leva o seu nome.
Região
A Zona da Mata Mineira Abrange uma área de aproximadamente 35,7 mil km² e uma população de mais de 2 milhões de habitantes (IBGE). Situa-se na porção sudeste do estado, próxima à divisa dos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.
A região tem participação de 7,6% no PIB de Minas Gerais. O setor agrícola, o setor industrial e o setor de serviços da região são responsáveis, respectivamente, por 8,4%, 5,4% e 9% da renda desses setores no estado.
Ubá é a segunda principal cidade da Zona da Mata Mineira, assim como o segundo centro industrial e comercial, atrás de Juiz de Fora e faz limite com os municípios de Dores do Turvo, Senador Firmino, Divinésia, Visconde do Rio Branco, Guidoval, Rodeiro, Astolfo Dutra, Piraúba e Tocantins.
Comments